O que podem os pais fazer?
O papel da educação na saúde mental dos filhos.
Cuide da saúde mental dos seus filhos da mesma forma que cuida da sua saúde física. Preste atenção aos sinais de alerta e, se estiver preocupado com a possibilidade de existir algum problema, procure ajuda profissional. Na educação, é essencial que os pais e professores incentivem as crianças a compreender que todos sentem dor, medo, tristeza, preocupação e raiva e que estas emoções são uma parte normal da vida; encoraje-os a falar sobre as suas preocupações e a expressar as suas emoções.
Seja um modelo, fale sobre os seus próprios sentimentos, peça desculpa, não expresse raiva com violência e utilize competências ativas de resolução de problemas. Incentive os talentos e as capacidades dos seus filhos, enquanto aceita as suas limitações. Celebre as conquistas dos seus filhos.
Dê aos seus filhos oportunidades de aprender e crescer, incluindo o envolvimento na escola e na comunidade e com outros adultos e amigos atenciosos. Pense na “disciplina” como uma forma de ensino, e não como um castigo físico; definir expectativas claras e ser consistente e justo com as consequências do mau comportamento; certifique-se de que reconhece comportamentos positivos e negativos.
O que podem os professores fazer?
Educação como base para apoiar a saúde mental na escola.
Pense na saúde mental como uma componente importante para uma criança estar “pronta para aprender”; se uma criança estiver a enfrentar problemas de saúde mental, provavelmente terá dificuldade em concentrar-se na escola. Conheça os sinais de alerta de doença mental e tome nota dos mesmos nos seus alunos e consulte o profissional de saúde mental da escola quando tiver dúvidas; testes psicológicos e/ou educacionais podem ser necessários. Utilize os profissionais de saúde mental da sua escola como recursos para: intervenções preventivas junto dos alunos, incluindo treino de competências sociais; educação para professores e alunos sobre saúde mental, aconselhamento em situações de crise para professores e alunos após um evento traumático e formação em competências de gestão de sala de aula para professores. Permita que os seus alunos discutam acontecimentos preocupantes na escola ou na comunidade; incentive os alunos a descrever verbalmente as suas emoções.
Saiba mais sobre os nossos serviços.



